terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inês

Sábado foi dia de teatro. Ao final da tarde um saltinho a Coimbra e ao fantástico Convento de Santa Clara-a-Velha para assistir à peça Inês, baseada no livro de João Aguiar Inês de Portugal. 


O cenário é maravilhoso e a peça, como já é habitual no trabalho do grupo Fatias de Cá, foi muito boa. Entre paredes com muita história,  foram desfilando as cenas da morte trágica de Inês de Castro numa representação entusiástica e entusiasmante. Pelo meio o jantar, como sempre.




Foi um serão fantástico.A não perder!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mais flores azuis

Este foi plantado no ano passado. Vinha coberto de flores lindas. No entanto,  após a plantação,  as flores foram desaparecendo. Com o frio do inverno e apesar de estar num local relativamente protegido, grande parte das folhas deste arbusto caíram, surgindo novamente de forma vigorosa e com grande crescimento nesta primavera, com o é normal.
Mas, e flores? Só neste final de Agosto apareceram umas tímidas mas belíssimas flores que agora posso partilhar convosco.
Tenho de ir pesquisar o nome...

P.S. Nome do arbusto : Duranta erecta.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Curgetes

A saga continua: O que é que se passa com as minhas curgetes? 
Dos dois pés plantados ( sim, é uma pequena quantidade mas chega bem para mim), um não chegou a crescer devidamente, o outro está belíssimo, tem muita flor, aparecem muitas curgetes mas não completam o seu desenvolvimento. Começam a melar e acabam por morrer. 
O que é que estou a fazer errado? O Quico não tem entrado na horta, elas têm sido suficientemente regadas...
Resta-me esperar que corra melhor no próximo ano.
Foto retirada daqui

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tomates

Finalmente! Não sei o que se passou este ano, mas estava mesmo muito difícil!



Esta foto mostra os dois primeiros tomates que consegui colher na minha modesta e, ultimamente um pouco votada ao desprezo,  horta. Os Tomates cereja há muito que estão a produzir bem mas estas variedades maiores estão muito atrasadas e pouco produtivas. Porquê? Não faço ideia. O que é grave é que a minha mãe está com  o mesmo problema o que me deixa sem alternativas para o consumo de tomates cultivados de forma biológica a menos que vá ao supermercado.
Isto é um bocado frustrante!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uvas

Chegam as uvas e com elas um cheiro a outono.
Há alguns anos comprei uma parreira de uvas de mesa . Tendo já produzido algumas uvas, apenas este ano a colheita foi significativa. São verdadeiramente deliciosas! 



Podemos ver que não são os cachos mais bonitos do mundo mas são muito aromáticas. Espero que se conservem uns dias para o resto da família poder também deliciar-se.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Figos

Os figos são das poucas frutas de que eu não gosto. Açúcar a mais para o meu gosto. O que é estranho é que adoro as passas de figo e o doce de figo. Assim e como a Carolina me deu ordem para ir apanhar os figos que quisesse nas figueiras dela, decidi aceitar a generosa oferta e fiz um delicioso doce que já tem alguns apreciadores fixos.

A colheita


O processo

O resultado




Vou experimentar também secar alguns para ir comendo ao longo do ano. Os meus pais têm conseguido bons resultados.
E como no final ainda sobravam figos, fiz um crumble de figo e congelei alguns para usar em sobremesas mais tarde...


Ala para o forno solar


domingo, 21 de agosto de 2011

Maracujás

Este ano a minha produção de maracujás não está boa, está simplesmente fantástica! Adoro plantas como esta: nenhum trabalho ( com excepção de regar, atar e tentar proteger da geada ) e uma produção tremenda! Nem é necessário colhê-los: quando estão maduros caem e é só apanhá-los e comê-los.  Deve ser o meu lado preguiçoso. A verdade é que com muito pouco recebemos tanto.
Há muitas pessoas que não gostam de maracujá, mas para quem gosta, como é o meu caso, esta produção é simplesmente formidável.
E o que fazer com tantos maracujás? Primeiro distribuir pelos vizinhos, amigos, familiares...mas mesmo assim sobram, então há os bolos, as sobremesas, os molhos, as compotas, os licores...Até fartar!

Doce de Maracujá

Ontem à tarde foi tempo de cozinha está bem de ver!

sábado, 20 de agosto de 2011

Leituras

Não tenho qualquer dúvida de que a vida me seria extremamente difícil de suportar sem o conforto dos livros. O tempo de leitura é uma viagem ao mundo dos sonhos, da imaginação e também ao meu interior e às questões que mexem comigo. 
Nos dois últimos dias li um livro que me interpelou nessa essência que por vezes está muito escondida. Mente sã, corpo são é uma divisa que, com avanços e recuos tento levar avante. Nem sempre é fácil e o facto vivermos numa sociedade consumista e cujos objectivos são quase sempre materiais também não ajuda. Tento ir, progressivamente, mudando as coisas que considero importantes e que apesar de tudo não são impossíveis de alterar: fazer uma jardinagem biológica, reciclar, compostar, não usar produtos químicos ou usá-los o mínimo possível, racionalizar os consumos sejam de água, de energia, de combustíveis fósseis, etc.


E com a alimentação? Primeiro há que dizer que não sou radical, tento não o ser em qualquer área. 
Tornar-me vegetariana é algo que nunca fez parte dos meus planos, no entanto esta leitura de Mente sã, Corpo são de Francisco Varatojo alertou-me para a real importância que têm os alimentos que ingerimos. E isto não só para o nosso bem estar mas também para o equilíbrio do mundo que nos rodeia. Sou uma pessoa pragmática e muito céptica no que diz respeito a leituras de auto ajuda do género "o nosso pensamento é um factor de atracção". Francisco Varatojo tem aqui um livro bem construído e esclarecedor.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Interior

E quando o país (quase) em peso se desloca para o Algarve,  eis que toda a animação acontece no interior...
Para recuperar energias, ou não, depois da primeira semana de trabalho pós-férias, nada melhor do que um saltinho até ao nosso fantástico interior, ao seu tórrido calor e às suas gentes que eu adoro. 
Para quem julga que aqui nada se passa, aqui fica o testemunho em contrário: foi impossível ir a todas. As praias fluviais são excelentes, a Feira do Pinhal é uma animação, como sempre, os espectáculos são muitos e para todos os gostos, o fogo de artifício bombástico e até a penúltima etapa da Volta a Portugal em Bicicleta por lá passou.


Tarde escaldante a pedalar

A sempre excelente Pirotecnia Oleirense
Difícil foi ter um bocadinho para descansar! Mas a cada amanhecer ensolarado e a cada noite super estrelada a vontade de ficar é maior.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Compotas

Estes dias de verão são,  a todos os níveis,  uma excelente recarga de baterias: é o sol fantástico, é o tempo e a oportunidade para estarmos com algumas pessoas que não conseguimos encontrar no resto do ano e são também as colheitas, muitas delas em plena natureza, e as reservas que se fazem destas para os próximos meses, menos ensolarados e produtivos.

As amoras cozinham...

O frasco grande será licor


Tudo isto vem a propósito desta tremenda colheita de amoras, sim desta foi a sério-muitas-3,5kgs, e dos frasquinhos de doce que fiz ao final do dia de ontem. Não deu para fazer muitos pois cá em casa vive-se a constante angústia da falta de frascos,  as restantes foram directamente para a arca frigorífica de onde futuramente (precisamente nesses dias sombrios e chuvosos e curtos que aí vêm) sairão para umas tartes e bolos...
E posso garantir que o facto de estar às 7h30m da manhã a apanhar amoras, antes de sair para um dia de trabalho, foi um começo de dia fantástico, sem barulho e em contacto com a natureza no seu estado mais selvagem, com picadas e arranhadelas de silva à mistura.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Piri-piri

Ontem ao final do dia, ao fazer um zapping pelos canais de televisão, deparei-me com um programa do Jamie Oliver, penso que chamado Jamie Oliver em 30 minutos. Neste programa havia uma adaptação de pasteis de nata, que ele referia sempre como sendo os pasteis Portugueses,  e o prato principal era frango piri-piri (o meu espanto foi ver que ele dizia mesmo piri-piri e não peri-peri como é hábito numa famosa cadeia de restaurantes).
Não são lindas?
Ora isto relembrou-me que na minha produção caseira também há umas malaguetas e que está na altura de me dedicar a fazer um pouco deste famoso molho picante com elas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sicó

O passeio de domingo não foi dedicado em exclusivo aos morcegos. Estando inserido numa zona de percursos de biodiversidade, concretamente de observação de borboletas, é natural que muito haja para ver.



Assim o nosso guia foi-nos falando da vegetação presente ao longo do trajecto: o carrasco, o pilriteiro, o tomilho, a arruda, etc, esta região tem uma vegetação muito rica e inclusive podemos ver no vale uma planta que tem origem e habitat habitual  numa região específica da Itália e que no entanto, e não se sabe ao certo como, também está presente aqui.

Esta é a Italiana residente nos Poios

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Morcegos

Há alguns animais que fazem parte do nosso imaginário e em torno dos quais são mais os mitos do que aquilo que realmente sabemos. Os morcegos estão incluídos nesse grupo. 
Domingo o meu final de tarde foi preenchido por um fantástico passeio pelo vale dos Poios, perto da Redinha, onde pudemos admirar o agreste mas belíssimo canhão dos Poios.




O objectivo final era descobrir uma região onde abundam vários tipos de morcegos e ao entardecer poder vê-los e ouvi-los. Se, com frequência,  nos pequenos passeios que faço à noite consigo vê-los a voar, em geral à volta dos candeeiros de iluminação pública, nunca tinha tido a oportunidade de ouvir os sons que emitem durante as suas sessões de caça. Através de um pequeno aparelho que transpõe as emissões sonoras que os morcegos emitem para frequências que são audíveis para os humanos,  pudemos perceber como a irregularidade do seu voo está directamente relacionada com a sua busca de alimento e como as emissões sonoras vão mudando nas várias fases da procura dos insectos.


O grupo era interessado e convivial e a organização, repartida pelas Terras de Sicó, Desafio das Letras e Câmara Municipal de Pombal foi excelente. Para além da paisagem única e da oferta de um kit de jardinagem (composto por sementes de alecrim, um vaso e um frasco de mel de alecrim), tivemos ainda a simpática oferta de um bufete de degustação de produtos regionais no final do passeio. Foi uma experiência super agradável e que encerra as minhas férias da melhor forma.

domingo, 7 de agosto de 2011

Amoras

Domingo de final de férias e tentativa de regresso aos ritmos habituais...
Hoje de manhã mais um pequeno passeio de bicicleta com olho nas amoras que eu adoro e que abundam em todos os cantos. Na mochila seguia uma pequena caixa para a recolha e rapidamente me apercebi que a caixa era mesmo muito pequena...Tenho de repetir nos próximos dias mas com um recipiente maior. É que há tantas e tão maduras que é uma pena desperdiçá-las. Vou tentar fazer compota e talvez licor. Isto se no próximo domingo ainda houver amoras. 

E estava uma manhã luminosa!


Hoje deu para fazer uma deliciosa tarte e guardar algumas para juntar aos cereais do pequeno almoço amanhã.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Oliveiras

De regresso após uma curta pausa durante a qual pude, para além de passear e recobrar energia, observar algumas plantas e técnicas diferentes. É verdade que quando há um tema que nos apaixona é difícil abstrairmo-nos dele. Em Espanha por onde andei uma parte destes últimos dias tive algumas novas experiências e pude verificar que apesar de tão próximos somos muito distintos...

Alcalá La Real
Um dos casos em que isso acontece é no cultivo da azeitona. A zona de Granada tem extensões de dezenas de quilómetros-são literalmente campos a perder de vista- de plantações de oliveiras e a produção de azeite é um dos motores económicos daquela região. Apesar de ser uma zona algo montanhosa e que muitos poderiam considerar de cultivo impossível,  é fantástico olharmos à nossa volta e em vez de eucaliptos vermos estes olivais bem cuidados. Deixo aqui um testemunho fotográfico disso mesmo.