segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Azeitona

Por fim consegui alguns minutos para apanhar as azeitonas com que a minha oliveira se dignou presentear-me. Após uns 6 anos de produção nula ou limitada a uma ou duas azeitonas, finalmente este ano consegui encher uma saladeira de belas azeitonas. Durante meses e especialmente nas últimas semanas,  aguardei pela sua maturação e tendo em consideração que a apanha da azeitona já aconteceu por aqui há cerca de um mês, apesar de uma grande maioria delas se encontrarem ainda de cor verde, decidi aproveitar a bela manhã de sol deste domingo e apanhá-las.

Agora vão ser sujeitas a uma segunda escolha e depois vão ser curadas. Esta vai ser a minha primeira tentativa e espero que seja um sucesso. Falaremos sobre isso daqui a uns meses.

sábado, 26 de novembro de 2011

Em Viagem

Ontem o serão foi de convívio e também de teatro.
O CAE ( Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz )tem, nos últimos meses, tido uma grande dinâmica e tem apresentado espectáculos para todos os gostos e todas as bolsas. Desde entradas grátis a bilhetes a partir de  5€ não se pode considerar que a cultura seja um bem dispendioso. Após ter assistido a um concerto de Melech Mechaya e a um recital de piano comemorativo do segundo centenário do nascimento de Liszt,  ambos excelentes apesar de completamente diferentes, ontem foi dia de,  por fim, ter oportunidade de conhecer o trabalho da companhia de teatro de Tondela  ACERT/Trigo Limpo. 


A peça, baseada no conto A Viagem de Sophia de Mello Breyner Andresen e na História Trágico-Marítima, acompanha a viagem de um casal que termina em naufrágio. Com poucas falas mas muita comunicação corporal, somos transportados através de uma excelente encenação,  e o que de início se estranha acaba com o envolvimento do espectador que é totalmente absorvido pelo que acontece no palco.
Seguem-se na próxima semana mais quatro peças em quatro dias sucessivos. Impossível, para quem está um pouco mais longe,  assistir a todas, mas não irei falhar a da próxima sexta-feira.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Outono e o jardim

Como sempre a chegada do outono e dos dias curtos trazem para a minha faceta de jardineira muita frustração. Os dias livres do trabalho não são suficientes para o que é necessário fazer:adubar, preparar as plantas para o inverno, fazer algumas podas.

Este ano vai haver algumas tarefas extra com o corte de duas parreiras problemáticas, um arbusto que secou e uma groselheira preta que secou repentinamente. Isto da jardinagem não são só casos de sucesso...Mas os desaires também servem para aprendermos e corrigirmos o que fizemos de forma errada.