quinta-feira, 31 de maio de 2012

Frutos vermelhos

Não sei se devia dar-lhes este nome mas frutos do bosque também não me parece adequado dadas as circunstâncias.
As framboesas - vermelhas e amarelas, as amoras, as groselhas e os mirtilos estão aí em força no meu jardim. E se há frutos de que eu gosto são estes. Para já só as framboesas amarelas foram provadas este ano mas as vermelhas estão quase, quase a ficar no ponto e as amoras são já mais que muitas.
Em relação às groselhas e mirtilos sendo a sua plantação muito recente teremos de esperar...



Framboesas amarelas

Amoras

Groselheira

Mirtilo

Framboesas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Caracóis


Os caracóis são uma verdadeira praga nos jardins. Eu decidi tirar o melhor partido dessa praga e sempre que está uma manhã mais húmida lá vou eu munida de luvas e de um saco proceder à colheita.

Antes
Se os caracóis pequenos não me interessam já as caracoletas não têm a mesma sorte e enquanto livro o meu jardim destes bichinhos destruidores vou-os acumulando para uma patuscada que de há uns anos para cá já se tornou tradição. 
E depois...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Morangos

Há dias assim: hoje comecei a apanhar morangos às 8 da manhã e só terminei 3 horas depois. O resultado? 21 kg de morangos! Sim, leram bem! 21 kg! À tarde foi limpá-los e guardá-los: alguns congelados, outros para fazer doce amanhã e os restantes para dividir entre um chutney e comê-los ao natural. Esclareço que os morangos não são do meu jardim e sim do jardim dos vizinhos que tiveram de se ausentar e que pediram aos meus pais para cuidar do quintal. Esta quantidade tremenda de morangos já foi devidamente repartida.



Foi uma estafa mas valeu a pena!

sábado, 26 de maio de 2012

Limoeiro

Nos dez anos em que vivo no campo já foram várias as vezes em que o meu já velhinho limoeiro sofreu de forma dramática com a geada. Este inverno aconteceu novamente. Supostamente isto não deveria acontecer considerando que este se encontra abrigado junto a uma parede, no entanto, mais uma vez, o frio foi quase fatal.

  
As opiniões dividem-se e há quem pense que eu devia cortá-lo rente mas eu tenho alguma relutância em fazê-lo. A alternativa foi dar-lhe uma grande poda de forma a cortar toda a madeira seca e trazê-lo mais para baixo a ver se consigo continuar a ter limões. Espero que resulte!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rosas

Já mostrei aqui algumas fotos de rosas, não muitas pois esta não é uma flor que abunde no meu jardim, mas não por eu não gostar delas. A minha roseira mais produtiva travou uma batalha com as patas do Quico na primavera passada e perdeu...Tenho mais 3 ou 4 roseiras e vou tratar de plantar mais no próximo inverno, até porque a minha mãe tem algumas bem bonitas. Visto que é fácil reproduzi-las por estaca, a próxima primavera será mais rica nestas flores.





 Mesmo sendo poucas consigo ter algumas bem bonitas, não acham?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jardinagem

O inverno este ano prolongou-se de forma anormal: bom tempo enquanto não havia nada para fazer no jardim e quando as coisas começaram a precisar de trabalho começou a chover. Pelo meio meteu-se a feira do livro e as coisas foram acumulando.
A erva já parecia um matagal e havia arbustos a precisar de poda e árvores a precisar dos ramos secos tirados, enfim um nunca mais acabar de tarefas para fazer.
O matagal antes do corte da erva

Caminho invisível há meses!
Após duas semanas de trabalho intenso vieram dois dias de folga e, com o tempo a permitir,  foram passados no exterior.
O primeiro dia foi dedicado ao corte da erva, com a novela habitual para conseguir por a roçadora a funcionar...e a erva estava tão, mas tão alta e emaranhada que mesmo a roçadora teve grandes dificuldades em dar conta do recado. No final fica a certeza de que não posso deixá-la crescer desta forma.

domingo, 13 de maio de 2012

Hoje foi domingo mas foi dia de trabalho. A manhã, mais descontraída, passou-se entre algumas podas, a plantação de um pé de levístico e o arrancar de muitas ervas. Foi uma manhã, ou parte, campestre que, apesar de significar trabalho, me deu muito prazer.
A tarde foi de despedida da Feira do Livro de Pombal e para além do muito trabalho, afinal era para isso que eu lá estava, também houve tempo para algum lazer. A vinda dos autores João Tordo, que conversou sobre o seu mais recente romance Anatomia dos mártires, e de Paulo Moreiras a propósito da reedição de A demanda de D.Fuas Bragatela foi completada com a aparição surpresa dos elementos do Teatro Amador de Pombal vestidos a rigor e que nos ofereceram alguns minutos da peça  A Demanda.

Os autores bem divertidos

Uma ideia do que a peça é


Foi, portanto, um dia bem recheado de animação.

sábado, 12 de maio de 2012

Ocaso

Após uma semana violenta mas compensadora de Feira do Livro de Pombal, quando já não se sabe muito bem o que nos faz continuar com energia - mas pouca, o regresso a casa hoje foi um momento ansiado. Com tudo em casa e no jardim a acumular-se, a hora de jantar foi um momento zen com a janela aberta,  o som das cigarras, o coaxar das rãs e este céu lindo.


Não resisti a partilhá-lo aqui.
E amanhã último dia de Feira.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Surpresa

Quantas vezes batalhamos para conseguir ter nos nossos jardins determinadas plantas. Quantas vezes sem sucesso. Por outro lado surgem de forma espontânea outras plantas que podem ou não agradar-nos. Como chegam aos nossos jardins? Pássaros? Vento?
No meu jardim já surgiram várias plantas nestas condições. A mais recente é esta:




Não é bonita? Não faço ideia de como chegou, qual o seu nome, mas adoro-a. Quando chegar a altura vou guardar sementes e no próximo ano os dois pés que apareceram do nada este ano irão ser várias vezes multiplicados.

domingo, 6 de maio de 2012

Cores e flores


As clematites são, como já referi, uma paixão para mim e neste momento desabrocham as primeiras flores.Também as rosas dão um ar da sua graça. Ficam as fotos.

 
 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festival de Teatro

Começou no dia 14 de Abril o Festival de Teatro de Pombal. Não é frequente a animação cultural aqui no burgo e como tal aproveito todas as oportunidades. O livre-trânsito para as várias representações custa 10 euros e em tempos de crise mesmo quem não disponha desse valor pode assistir a várias peças sem qualquer custo.
Este ano, pela primeira vez, decidi avançar para o pacote total e com 4 peças vistas o balanço é francamente positivo. Claro que há sempre temas que nos agradam mais do que outros, mas o meu único desgosto é que não possamos ter mais oferta com maior frequência.


Sábado foi a vez de Volfrâmio do grupo ESTE (Estação Teatral da Beira Interior) e recomendo vivamente a quem queira passar um momento de qualidade com 4 atores que são ótimos no que fazem e que nos levam ao interior de uma mina de volfrâmio na época da Segunda Guerra Mundial. Muito bom!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Amor

Que a primavera é a época dos amores já todos nós ouvimos dizer. O amor não é exclusivo dos humanos e desde há umas semanas eu acordo e adormeço ao som do amor. Sim, no meu jardim há uma grande azáfama: quem sabe se  de tanto amor não surge um príncipe? 


Talvez seja melhor não ter grandes expectativas a esse nível, mas uma coisa é certa: em breve vão aparecer muitos girinos no meu mini lago!
As minhas desculpas pela má qualidade do vídeo, foi o que se pode arranjar no momento.