quarta-feira, 29 de maio de 2013

Edna

 As Recordações de Edna é o título da minha mais recente leitura. O autor, Sam Savage, começou a escrever ainda recentemente e já com uma idade avançada.  Sendo este o segundo livro que leio da sua autoria - o primeiro foi Firmin, será sem dúvida um autor a seguir de perto.
Em As Recordações...Edna, narradora e protagonista vai datilografando páginas e mais páginas ao longo das quais vai expondo a sua história mas também a sua solidão e o seu alheamento progressivo.
A escrita como modo de desabafo e acima de tudo como bóia de salvação de uma mulher que se vai perdendo para a vida. Grande subtileza e sensibilidade na expressão dos sentimentos  duros que aqui são tratados.
A capa não faz jus à excelente qualidade do conteúdo.
Recomendo vivamente!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Favas

Pela primeira vez semeei algumas favas este ano. Foram  apenas algumas sementes que coloquei no topo de cada um dos regos da minha plantação de cebolas. O resultado foi positivo e já pude fazer a primeira pequena colheita.



E como não podia deixar de ser foram cozinhadas com entrecosto. Um petisco de que todos gostam cá em casa.


sábado, 25 de maio de 2013

Luar

Ontem às nove da noite esta bela lua iluminava o céu.
Olhar para ela enquanto escutava as rãs que coaxavam no lago foi um momento de puro prazer.


terça-feira, 21 de maio de 2013

Ausente

Por razões várias que tiveram como resultado muita falta de tempo, este cantinho tem sido um pouco descurado. O mesmo também tem acontecido ao meu jardim. De regresso à normalidade espero estar mais presente num lado e no outro nos próximos tempos.
Para já deixo umas fotos de algumas flores que foram desabrochando por cá nas últimas semanas.







terça-feira, 14 de maio de 2013

Frutos do meu jardim

Nem só de plantas ornamentais vive um jardim, o meu pelo menos. Nesta época do ano também as árvores e arbustos de fruto estão em destaque. Deixo umas fotos:

Castanheiro-será este ano que vai haver castanhas?

Primeiro morango da plantação nos garrafões de água

Groselhas

Maçãs de bravo esmolfe

domingo, 12 de maio de 2013

Novas plantações

Como em muitas outras áreas das nossas vidas também na jardinagem, ás vezes, os resultados do nosso esforço nos surpreendem - umas vezes pela positiva outras não.
Em fevereiro deste ano plantei um pequeno arbusto que me foi dado por uma vizinha e do qual já tinha outro exemplar recente. O resultado dessa plantação foi bem positivo e deixo-vos a foto abaixo.


terça-feira, 7 de maio de 2013

Fotos

Hoje sinto-me sem inspiração para escrever, daí que deixo umas fotos desta primavera no meu jardim, até porque muitas vezes uma imagem vale mais que muitas palavras.







quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia do trabalhador

Para aproveitar este feriado, o bom tempo e o facto de não haver planos familiares, o dia 1 de maio foi de trabalho intenso no jardim. Os planos de erradicação total do resto de relva começaram a passar à prática. Seguiram-se as plantações das estacas que tinha feito no outono passado.
As dificuldades foram muitas, essencialmente porque o terreno estava duríssimo após vários anos de relvado, mas o esforço compensou e deu-se mesmo o início da transformação. 
Muita relva e erva ficaram ainda por tirar, o que terá de ser feito aos poucos.
Foi ainda dia para outras plantações e sementeiras.

Alfazema 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1 de maio

Hoje, dia 1 de maio, dia do trabalhador, não fui trabalhar. Mas com tanto trabalho em atraso no meu jardim, o dia foi de grande azáfama. Nos próximos dias darei conta das tarefas de hoje.
Para já fica a imagem da flor do dia: o lírio do vale. Oferta habitual, neste dia,  em França como voto de felicidade, é uma flor que adoro e que para meu desgosto ainda não consegui ter no meu jardim. Quem sabe no próximo ano?