quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Época de Acasalamento

Apesar de ser um tema associado preferencialmente à primavera, foi neste início de outono que descobri este livrinho e também este escritor. Nascido há precisamente 132 anos em Inglaterra e autor de quase 100 livros, P.G. Wodehouse foi um escritor profícuo que escreveu romances, poesia, teatro, letras de músicas, jornalismo, etc.
Na novela em questão três amigos estão em apuros e se não conseguirem contornar a situação as suas relações amorosas não irão resistir. Nesta comédia ao estilo Britânico, de que tanto gosto, há trocas de identidade e peripécias sem fim e apenas a frieza de raciocínio de Jeeves, braço direito de Bertie Wooster, permite que tudo e todos cheguem a bom porto.
A ironia guia-nos através de "Época de acasalamento" e do retrato da alta sociedade Inglesa da época.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Avelãs

Há dias fui surpreendida ao olhar com mais atenção para a minha aveleira contorta: pela primeira vez tem avelãs. Muito pequenas e apenas quatro, para além de ocas,  mas foi um momento de alegria ao descobri-las!


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Segunda Vinda de Cristo

John Niven é um escritor Escocês que descobri com este título, o seu primeiro editado em Portugal.
Neste romance Deus regressa ao céu, vindo de umas curtas férias, e descobre o caos que reina na Terra. A única solução é enviar novamente cá abaixo o seu filho Jesus Cristo. Este irá regressar aos Estados Unidos e terá de se adaptar à realidade atual.
Com como mandamento único: sê simpático, Jesus-um rapaz descontraído, é arrastado para um concurso de talentos musicais dirigido por Stelfox, um Inglês dominado pela obsessão do lucro.
Este é o ponto de partida para um livro onde o humor se junta à crítica social e religiosa e no qual a prepotência, a arrogância, a ignorância e o medo se juntam para dar um final apocalíptico a esta segunda passagem de Jesus por estas paragens.
Momentos de diversão alternados com considerações várias tornam este romance numa leitura agradável, irreverente e também acutilante.