segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Teatro


No fim de semana que terminou o TAP proporcionou aos Pombalenses uma série de espetáculos de grande qualidade. Tratou-se do primeiro encontro de teatro de Pombal. 
Começámos por assistir na sexta feira à peça "À deriva" baseada no texto “Em Alto Mar”, de Slawomir Mrozek. A companhia em palco foi a Ajidanha de Idanha-a-Nova e entre muito humor foram inúmeras as questões sociais e políticas levantadas pelos três náufragos desta peça.
O sábado trouxe um grupo do Entroncamento, o Poucaterra,  que apresentou a peça "Sobre a Mesa de Cabeceira" de Rafael Amaral Vergamota. Uma família disfuncional onde os abusos vividos na infância se fazem sentir durante toda a vida. Um drama muito interessante e que nos fez pensar.
O último dia, domingo, ficou a cargo d' O Nariz e Panza de la Mancha foi o espetáculo bilingue que pudemos ver. Baseado na obra Dom Quixote de La Mancha acompanhámos as peripécias e desvarios deste cavaleiro e do seu escudeiro.
Foram três noites em cheio! Foi muito bom ver a adesão do público, o que nem sempre acontece, nestas três peças tão diferentes mas de grande excelência.
Mais uma vez ficou provada a capacidade de organização e de mobilização do Grupo de Teatro Amador de Pombal e a vontade do município de colaborar nestas iniciativas culturais. 
Fica a informação que em tempos de crise ainda é possível ter cultura para todos, os bilhetes custaram 1€ por sessão e resta-me concluir dizendo que eu e muitos outros Pombalenses ficamos a aguardar os próximos encontros.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Leituras de 2013




Como vem sendo habitual, com o início de um novo ano chega a altura de fazer o balanço das minhas leituras do ano anterior. E se 2013 não foi um dos melhores, nem no que diz respeito a quantidade nem a qualidade, foi ainda assim muito difícil fazer esta seleção. Mas vamos por partes: 
O meu total de livros lidos em 2013 foi de 44, o que não foi mau mas ficou bem aquém dos dois anos precedentes.
Mais uma vez a proveniência dos autores foi muito diversificada: Europa, África, América Latina e do Norte, Médio Oriente, Austrália... Diversos foram também os estilos e as dimensões, desde o pequeno " O Ente Querido" de Evelyn Waugh  ao extenso "  A Montanha Mágica" de Thomas Mann.
Continuam a perturbar a leitura com demasiada frequência as questões de tradução e as inúmeras gralhas que são uma constante em alguns livros cuja escrita merecia um maior cuidado da parte dos editores.
Vou passar agora à lista propriamente dita, com todos os limites que estas listas nos colocam sempre. Mais uma vez a ordem é apenas cronológica (a da minha leitura) e não qualitativa.
Espero que daqui possam sair algumas sugestões para quem anda à procura de boas leituras.

  • O Idiota - Dostoievski
  • Os Papeis de Rachel - Martin Amis
  • Homer e Langley - E.L.Doctorow
  • As Recordações de Edna - Sam Savage
  • Os Transparentes - Ondjaki
  • O Enredo da Bolsa e da Vida - Eduardo Mendoza
  • Um Homem de Partes - David Lodge
  • Cenas da Vida de Aldeia - Amoz Oz
  • O Ente Querido - Evelyn Waugh
  • A Casa do Alpendre de Vidro Cego - Herbjorg Wassmo

Bom ano e boas leituras!