segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pavet

Para a despedida de 2012 fiz este bolo que é sempre muito apreciado cá em casa. Que tal vos parece?


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Temporal

Para além da preguiça que referi no último post, a minha ausência recente teve a ver com o temporal do passado sábado. O corte de energia que durou quase 48 horas, a dificuldade nas comunicações móveis, seguidos dos problemas com as linhas telefónicas tornaram este fim de semana  num caos.
Para além destes problemas,  também no meu jardim se sentiram as consequências: uma cerca ficou bastante danificada e essencialmente os citrinos sofreram muito.

Tudo o que foi derrubado pelo vento  
Quase toda a colheita foi parar ao chão, mas como sempre há quem esteja pior e ainda hoje continue sem ver reposta a energia elétrica...


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Preguiça

Enquanto tanta gente à minha volta se queixa de ficar com preguiça no verão devido ao calor, eu sofro de preguiça durante o inverno. Com o frio e, especialmente, com a chuva nada me apetece, ou melhor, não me apetece andar pelo jardim. Assim, nesta altura está sempre um pouco descurado...eu sei que devia estar já a preparar a primavera,  mas como quando é noite quase até às 8 da manhã e ao fim do dia a tarde é cortada pelo meio?
Restam-me os passeios matinais, às vezes ligeiramente abreviados, para dar asas ao verde que existe em mim.
Deixo-vos uma foto de uma manhã fresquinha deste mês de janeiro e a promessa de mais atividade em breve.

Geada na casca de um pinheiro caído

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Leituras 2012

Sendo o meu grande "vício",  os livros são uma constante na minha vida. No ano de 2012 foram 61 os que li, não considerando a literatura infantil que também por cá passou.
Como já vem sendo habitual no final do ano fiz uma recapitulação dos títulos de forma a relembrar os livros cuja leitura foi mais marcante. É sempre uma escolha difícil pois, na sua maioria, a  seleção prévia não é feita de forma acidental mas sim com um conhecimento mínimo dos conteúdos. No entanto, há sempre uns que nos agradam mais ou menos...


Assim o meu top 10 de 2012 foi o seguinte:

Rixa de gatos de Eduardo Mendoza
Temos de falar sobre o Kevin de Lionel Shriver
Caligrafia dos sonhos de Juan Marsé
O tempo envelhece depressa de António Tabucchi
Teoria geral do esquecimento de José Eduardo Agualusa
A caixa negra de Amos Oz
A ilha de Caribou de David Vann
Uma manhã perdida de Gabriela Adamesteanu
Terras do demo de Aquilino Ribeiro
Comboio para o Paquistão de Khushwant Singh

A ordem é aleatória ou antes,  tem a ver com a sequência das leituras.
Temas muito diversos, autores oriundos de vários pontos do mundo e histórias de épocas diferentes fizeram mais um ano de boas leituras em que o único senão foi mesmo a "limitação" das escolhas.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Selva

Há uns anos comprei uma pequena planta para colocar numa extremidade de um canteiro que fica entre as duas laranjeiras que tenho no jardim. A advertência nos viveiros foi que era sensível à geada e como tal plantei-a sob a copa de uma laranjeira. Passados 5 ou 6 anos é este o panorama.



Quando há geadas intensas e frequentes ressente-se um pouco mas tem vindo sempre a crescer e neste momento atinge perto dos 2 metros de altura.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Suculentas

As suculentas são plantas fascinantes e que considero  de fácil cultivo. Porém não tenho muitas.
Estas foram apanhadas no campo durante uma caminhada que fiz no mês de novembro. Ao chegar a casa espetei-as num vaso com terra e cá estão elas prontas a serem transplantadas na primavera.