quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Goji

Por estes dias mais um motivo de alegria no meu jardim: o meu arbusto de goji, plantado no outono passado está cheio de flor!
Agora é aguardar e esperar que alguma destas pequenas mas lindíssimas flores dê fruto.


domingo, 8 de setembro de 2013

A Educação de uma Fada

Didier van Cauwelaert é um escritor francês de ascendência belga e cuja extensa obra apenas agora descobri. 
A educação de uma fada conta-nos a história de Nicolas cujo casamento atravessa um momento difícil mas também a história de César uma jovem iraquiana que sonha entrar na Sorbonne.
Raoul, filho de Nicolas, é o elo de ligação que acaba por envolver estes personagens cujos destinos nada teriam em comum à partida.
Romance contado na primeira pessoa, de forma alternada,  pelos dois protagonistas, A educação de uma fada fala-nos de um mundo atual e inóspito ao qual nem todos se conseguem adaptar e da diferença que as nossas atitudes e os nossos comportamentos podem fazer nas nossas mas também nas vidas daqueles que nos rodeiam.
É um livro simples, de grande ternura e sensibilidade.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Caso de Jane Eyre

A detetive Quinta-Feira Seguinte é a protagonista deste livro que nos transporta para uma Inglaterra obcecada pela literatura. A sua função é investigar crimes relacionados com livros - falsificações, plágios, etc. Neste cenário o malévolo Aqueronte Hades apropria-se do original de A paixão de Jane Eyre e a detetive e a sua equipa irão persegui-lo e tentar impedi-lo de concretizar os seus planos.
Livro repleto de ação, escrito de forma clara e direta e dividido em pequenos capítulos, as referências literárias são diversas e constantes de Shakespeare a Dickens, passando por Alan Poe ou Wordsworth e muitos outros, numa alternância entre realidade e ficção. Ao lê-lo entramos num mundo de sonho para aqueles que são amantes de leitura e concretamente dos clássicos.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Canteiro

Quantas vezes as sementeiras e plantações feitas com a maior expectativa são uma desilusão e em contrapartida os "nascimentos" acidentais são um sucesso.
Deixo foto de um canteiro do meu jardim que resultou de sementes caídas no ano passado e que é um regalo para os olhos e os ouvidos-as abelhas são uma constante por aqui.