Este verão está a ser rico em experiências com bolos. O mais recente foi de ameixa. A base é com frequência a mesma mas as frutas que se juntam fazem a diferença. Este ficou húmido, devido ao sumo das ameixas, e com alguma acidez, que é também característica deste fruto. Fez sucesso, o que me deixa sempre satisfeita.
domingo, 29 de julho de 2012
domingo, 22 de julho de 2012
Amoras
Colhi as minhas primeiras amoras não selvagens. Plantado no outono passado, o meu, para já, único pé de amoreira está cheio de frutos e já pudemos saborear os primeiros. Grandes e doces! Uma delícia!
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Tomates recheados
No seguimento da oferta de um saco de tomates à minha mãe, que, como sempre, partilhou, decidi experimentar uma receita de tomates recheados com queijo de cabra fresco, que a minha mãe continua a fazer. Ficam as fotos do resultado. A mistura do tomate com o queijo e as ervas aromáticas, principalmente o manjericão, resultaram num petisco leve e fresco - apesar da ida ao forno - a apetecer nestes dias mais quentes.
domingo, 15 de julho de 2012
Bolo de figo
Mais uma dupla experiência: 1º o uso de figos congelados, 2º a confeção de um bolo com estes. Mais uma receita básica e deliciosa - suculento, doce, mas não em excesso e os figos congelados resultaram muito bem. Quer isto dizer que durante este verão, sempre que houver figos, já sei que destino lhes dar!
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Fondant de chocolate
Quem não gosta de chocolate? E bolos de chocolate? As receitas são às centenas e já tendo experimentado várias, gosto sempre de descobrir outras novas. Desta vez foi um húmido fondant de chocolate ao qual eu juntei numa improvisação framboesas. Com umas pontas mais cozidas e um centro bem líquido, como se quer, esta receita deliciou-me até porque são seis minutos de cozedura no microondas.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Cougetes recheadas
terça-feira, 10 de julho de 2012
Orégãos
Há dois anos um amigo ofereceu-me um frasco grande de orégãos. Tem sido um regalo usá-los nos mais diversos pratos: saladas, sopas, pão de alho, etc. Mas, e como as ervas aromáticas são uma paixão minha, depender dos fornecimentos alheios não é para mim. No ano passado comprei um pé e plantei, junto do poço, que é um sítio seco, com sol todo o dia, e gelado no inverno. E lá está o pezinho, já mais expandido, e este verão já pude fazer a minha pequena colheita. Agora é secá-los e depois guardá-los num frasco para não perderem as propriedades.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Tomates
Deixo a foto do pequeno primeiro tomate da minha horta este ano! Muitos outros estão na calha. E as saladas vão ser de certeza muitas, assim como vão chegar para congelar e também para fazer molho de tomate, doce, etc. Irei dando notícias.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Bolo de Nêsperas
Apesar de não ser uma das minhas frutas de eleição, até vou comendo umas nêsperas. No campo toda a gente tem uma nespereira, eu não, mas acabo por receber sempre muitas e como uma pessoa sozinha não come muito, se não der outros usos à fruta esta acaba por se estragar. Como eu acho que não devemos estragar, toca de procurar soluções.
Há dias para uma reunião de amigos a minha contribuição foi para a sobremesa: bolo de nêsperas. Tinha pesquisado em vários blogues, quase todos com receitas muito parecidas e decidi arriscar uma delas.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Tarte de Alperce
Os alperces são uma das minhas frutas favoritas. Para meu azar, e apesar desta ter sido uma das primeiras árvores que plantei no meu jardim, não consigo ainda ter a minha produção. No supermercado os preços são muitas vezes assustadores. Como por estes dias os encontrei a um preço muito bom decidi fazer uma experiência: tarte de alperce. Um dos sites de cozinha que costumo visitar tinha colocado uma foto desta sobremesa e eu decidi que não ia deixar passar a oportunidade.
Com um recheio de amêndoa moída e natas, entre outros, a cobertura de alperce acabou por ser enriquecida com amêndoa laminada, umas quantas framboesas que estavam em risco de ficar estragadas e, como mandava a receita, algumas folhas de alecrim.
Uma delícia! O contraste entre a acidez do alperce e a doçura do recheio dão uma combinação perfeita! A repetir, até porque é tão simples de fazer!
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Aniversário
Na agitação do dia a dia esqueci-me de assinalar aqui o primeiro aniversário do meu blog. Foi no dia 1 de Julho do ano passado que decidi avançar com esta aventura e tem sido uma experiência e tanto. Muita partilha, algumas descobertas e uma espécie de diário das minhas actividades extra trabalho. Se no próximo ano vou estar aqui a celebrar uma vez mais, não sei. Mas seja qual for o futuro deste cantinho, o ano de partilha valeu a pena.
Obrigada pela vossa participação desse lado.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Jantar vegetariano
Há uns dias as tarefas pós trabalho prolongaram-se e às 21h00, quando finalmente pude pensar nisso, não tinha jantar feito, nada a descongelar e estava sem qualquer ideia acerca do que poderia fazer. Foi então que me lembrei de uma receita que tinha visto num site de culinária: esparguete com vegetais e leite de côco.
O que havia em casa, no momento, eram cenouras, cebolas e courgete. Decidi tentar. Em 15 minutos ficou pronto. No final salpiquei com um pouco de queijo ralado e de shoyu e o resultado foi o que se vê. Muito saboroso!
Assinar:
Postagens (Atom)