segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Morangos

Os morangos não têm sido uma presença habitual no meu jardim: frágeis, sedentos e a necessitar de muita manutenção, há vários anos que, por falta de tempo,  desisti de os plantar. Mas a gula é terrível e este ano decidi testar a plantação em garrafões de água. A plantação foi um sucesso, veremos se a produção também assim será...


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Citrinos

Com o inverno aí estamos na época dos citrinos e o meu jardim não é diferente.
As tangeras e as laranjas estão sempre presentes na cozinha e à mesa.

Laranjas super doces

 
Tangeras

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Retardatários

Não há muitas flores no meu jardim neste início de inverno. Há, no entanto, algumas retardatárias que, atingindo o auge na primavera e verão,  ainda dão um ar da sua graça agora. 




quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal

Estamos a menos de uma semana do Natal e cá em casa está tudo atrasado. Apenas a árvore está feita. Tons dourados, prateados e brancos foram a opção para a mudança de visual que se mantinha já há muitos anos.


Que tal?
Entretanto tenho de começar a tarefa mais trabalhosa: tratar dos acabamentos dos presentes...

domingo, 16 de dezembro de 2012

Tarte de kiwi

As últimas semanas têm sido complicadas, não me deixando tempo para grande coisa e, claro, o blog tem sido descurado. É verdade que nesta altura não há muito a acontecer no meu jardim ou na minha horta,  para além dos buracos omnipresentes que o Quico tem feito um pouco por todo o lado...
Bem mas esta é uma época em que algumas coisas acontecem e uma delas é a chegada à maturação dos kiwis. Começaram as geadas e a apanha dos kiwis que, estando ainda verdes, rapidamente amadurecem em catadupa.
Com a minha mania dos aproveitamentos fui pesquisar uma receita doce em que lhes pudesse dar uso e aí surgiu uma simples, como sempre, e deliciosa tarte.


Fica a foto para os que não puderam provar e a garantia que coisa mais acessível não há. Um espetáculo, em especial para os que gostam de sobremesas agridoces.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Se fosse fácil era para os outros

Tenho acompanhado a escrita de Rui Cardoso Martins desde a publicação do seu primeiro romance e sou uma sua leitora atenta e sempre agradada. O seu novo romance não é exceção.
Se Fosse Fácil era Para os Outros traz-nos um grupo de amigos de meia idade que, numa tentativa de conciliação com as suas vidas partem à aventura pelos lugares míticos dos Estados Unidos. O que nos prende à vida? O que esperamos dela? Como ultrapassar as muitas pedras que nos vão surgindo ao longo do nosso caminho? O que separa a "normalidade" da insanidade? Estas e muitas outras questões colocam-se aos nossos personagens como se nos colocam a cada dia.


De leitura fácil, tratando dos problemas conflitos que afligem as sociedades atuais , o autor oferece-nos um livro que é uma viagem pela América das lendas mas também pelo íntimo destes homens e também pelo do leitor.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Orvalho

Nas minhas caminhadas matinais são muitos os pontos de interesse no cenário que me rodeia. Neste dia decidi registar a beleza destes pequenos tufos de ervas cobertos por gotas de orvalho. Bonito, não?


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Outono (ainda)

Nesta época do ano em que temos a tendência a pensar que os jardins estão menos bonitos e que as flores são escassas, um belo centro de mesa feito com folhas e ouriços de castanheiro e ramos floridos de nespereira são um regalo para os olhos.


domingo, 25 de novembro de 2012

Mousse de maracujá

A mousse de maracujá é uma sobremesa muito apreciada cá em casa. Antigamente para poder fazer este doce tinha de comprar polpa de maracujá enlatada. Agora com um único pé de maracujá consigo fazer esta deliciosa mousse e ainda sobram frutos para várias outras receitas e para distribuir.

A foto não faz jus à delícia que é esta mousse

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Medronho

O medronheiro é uma árvore fascinante: enquanto floresce os seus frutos estão também a atingir a maturação. E assim, temos em simultâneo um mundo de abelhas de volta das flores e os frutos vermelhos a aguardar a colheita. Que maravilha!


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Judeu

Às vezes atravesso momentos de falta de inspiração culinária. Não ter uma ideia do que se quer cozinhar é uma situação que me deixa tensa. Há dias, a meio duma "crise" destas, decidi: vai ser peixe! E lá segui para o supermercado a ver o que haveria que me inspirasse. Da bancada de peixe chamou-me a atenção um peixe de tamanho médio, com uma aparência a fazer lembrar o atum. Após perguntar à funcionária qual a melhor forma de o cozinhar, decidi experimentar.
A receita foi inspirada na de atum de cebolada e o resultado foi este.


Sabor intenso e muito parecido com o do atum fresco para um peixe com um nome estranho: Judeu.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Vimeiros

Neste outono, durante mais um passeio de bicicleta, o meu olhar foi atraído por este grupo de vimeiros cuja cor e movimento achei muito bonitos.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bolinho

O dia 1 de Novembro é famoso por ser o dia de todos os Santos mas é também o dia do bolinho. O hábito de fazer bolinhos começou, para mim, quando os meus filhos eram pequenos e no local onde vivíamos havia a tradição de ir de porta em porta pedir o bolinho.
A receita que faço há quase 20 anos foi-me fornecida pela professora do meu filho e tem como base a batata. De confeção muito simples, são deliciosos. Este ano foram cozidos no forno a lenha e depois da distribuição ainda sobraram alguns que congelei e de que mais tarde poderemos desfrutar.

Aqui durante a cozedura no forno a lenha

E prontos a comer

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Bolota

Nas últimas semanas tenho tido o privilégio de poder admirar este belo carvalho. E como estamos na época da bolota, de há uns dias para cá também tenho assistido à colheita desta. 
Uma bela e imponente árvore!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feto

Num dos poucos recantos sombrios e húmidos do meu jardim surgiu, de forma espontânea, este belo feto. 


domingo, 28 de outubro de 2012

Fora de época

A minha cerejeira tem destas coisas. Por esta altura todos os anos decide que é tempo de florir e vai daí e à mistura com as folhas prestes a cair estão estas belas mas infrutíferas flores.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Proteção

Os passeios matinais são menos agradáveis agora que chegou o outono e temos alternadamente chuva e frio.
Mas agora com o novo equipamento nada me vai parar!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Araçá

Graças à informação dada por um dos amigos que fazem parte do grupo Jardinar Portugal  consegui saber o nome deste fruto que muito aprecio.


Trata-se do araçá amarelo e é originário do Brasil, mais concretamente da Amazónia. Com um teor de vitamina C quatro vezes superior ao dos citrinos, é bem saboroso e é mais um fruto que só exige ser colhido. Estou muito satisfeita por este ser mais um dos que constam no meu quintal!

domingo, 21 de outubro de 2012

Enxertia

Fotos dos primeiros enxertos feitos pelo Alex, um no quivi e o outro na cerejeira.  Enxertia de borbulha. Vamos ver se temos sucesso...


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Chuva

E com  a chuva e o vento que se fazem ouvir lá fora...primeiro serão à fogueira,  hoje! Tão bom!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espinheiro

"Descoberta" da semana passada. Penso que se trata de um espinheiro. 
Do que não tenho dúvidas é de que é uma beleza!


domingo, 14 de outubro de 2012

Cinema

Por estes dias vi um filme que andava a "perseguir" havia já algum tempo: Extremamente alto, incrivelmente perto. Este filme é baseado no romance com o mesmo título de Jonathan Safran Foer. Com um elenco excelente, do qual destaco Tom Hanks, Sandra Bullock, Viola Davies, Zoe Caldwell, John Goodman e ainda, e este com direito a uma nomeação para óscar como melhor ator secundário, o maravilhoso Max van Sydow.
Não será o  filme do ano mas a história é atual, trata de forma interessante os temas da resistência à adversidade e a nossa dificuldade em compreender o mundo que nos rodeia e até aqueles que nos são mais próximos.

Thomas Horn, no papel de Oskar
Claro que, não tendo eu lido o livro, não consigo saber se o filme é ou não uma boa adaptação.
Foi um serão muito agradável.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tiborna de tomate

Neste início de outono a minha produção de tomates está no seu máximo deste ano e depois de, como já aqui dei conta, ter feito doce, molho e ter ainda congelado alguns kilos, uma forma diferente de os comer é em tiborna.
Assim segui a sugestão dos Novos Rurais e ao mesmo tempo aproveitei o pão duro que havia cá por casa.
Foi uma excelente forma de começar o almoço de domingo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tarte de maracujá

O amadurecimento dos maracujás continua em força e tento ser criativa na sua utilização. Este domingo decidi fazer uma tarte e seguindo uma receita do Sapo sabores que adaptei consegui este resultado.

Como no recheio só utilizei as gemas de ovos decidi aproveitar as claras e fazer uns suspiros.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tamarilho

Apesar de conhecer o fruto tenho de admitir que nunca comi tamarilhos. No início do verão um amigo ofereceu-me um pé. Como, ao que sei, a sua resistência ao gelo não é grande, decidi plantá-lo num vaso para poder retirá-lo do frio quando este chegar. 
Espero ter frutos no próximo ano!


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cogumelo

Mais um cogumelo encontrado no pinhal junto aos destroços do incêndio do ano passado.


Não é fascinante?

domingo, 30 de setembro de 2012

Pickles

Mais uma vez, e depois da primeira tentativa no ano passado, fiz esta semana pickles. Este ano o ingrediente maioritário é a cebola. Na minha horta a colheita foi em grande parte de cebolas de tamanho reduzido e que melhor forma de as consumir do que em pickles? Cenouras e pimentos completaram.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bolo de Maracujá

Gosto de bolos! E gosto muito de bolos de e com fruta. 
Os meus maracujás atrasaram muito este ano e só agora estão em pleno a amadurecer. Claro que eu tinha de fazer um bolo de maracujá! Simples e delicioso, foi uma ótima sobremesa neste primeiro domingo de outono.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A formiga

Como já referi anteriormente tem havido muito trabalho na minha cozinha.
Aqui vou escrever sobre o chutney de maçã, que repeti este ano em função do sucesso que fez no ano passado; o doce de figo que é sempre uma delícia até porque pode ser utilizado em vários pratos dos doces aos salgados; o piri-pri que este ano foi feito, nesta primeira fase, com umas malaguetas diferentes, e ainda o molho de tomate que vai ser ótimo utlizar já prontinho.
E deixo aqui as fotos de todos estes trabalhos de formiga...
Chutney de maçã com bago de uva em destaque

Pequena amostra do doce de figo

Malaguetas usadas para este piri-piri


Piri-piri
Molho de tomate para congelar



domingo, 16 de setembro de 2012

Aproveitamentos

O final desta semana foi de grandes afazeres na cozinha. Fim de verão coincide com colheitas e com reservas para o inverno. E como em tempo de crise nada se pode desperdiçar foram muitos os produtos objeto de aproveitamento e conservação. Falarei sobre isso nos próximos posts. Agora vou falar sobre o almoço de domingo que foi especial: último antes da partida da filhota (novamente) e também de aproveitamento.
Assim, a entrada constou de aproveitamento de pão duro e de uns restos de queijos que andavam perdidos no frigorífico.
Cá estão os meus orégãos
  
O prato foi para terminar o excelente cabrito 100% biológico que ainda restava na arca frigorífica, e a sobremesa foi um suculento bolo de maçã, que nesta altura abundam e que, sendo biológicas vão sendo atacadas e cujo consumo tem de ser rápido.

Tudo biológico: cabrito, batatas e ervas aromáticas



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estacas


Há sempre coisas para fazer quando se tem um jardim, e quando se tem uma mente irrequieta como a minha ainda mais. Há vários anos que estou insatisfeita com o pedaço de jardim na frente da minha casa: o formato é irregular, o terreno é ligeiramente inclinado, o sol bate quase todo o dia e no inverno está sujeito ao vento de norte. Perante este panorama já foram várias as tentativas de tirar o melhor partido deste canteiro. 
Agora decidi eliminar o resto de relva (pejado de ervas daninhas) e fazer plantações em toda a área. 
Como as condições de exposição são duras vou tentar as plantas fáceis: alecrim, alfazema, santolina.
Assim, já fiz várias estacas para plantar na próxima primavera. Vamos ver qual será a taxa de sucesso.
Santolina e alfazema
Alecrim 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aniversário

Há datas que são incontornáveis nas nossas vidas, o dia de ontem faz parte dessa categoria para mim.
Um quarto de século é um marco! A celebrar. 
E assim foram por fim provados e aprovados os meus tremoços!
 
Cá estão alguns bem acompanhados