terça-feira, 2 de julho de 2013

Os Enamoramentos

Na minha opinião a literatura Espanhola atual vive um momento de excelência. São vários os autores que tenho descoberto e acompanhado nos últimos anos e que recomendo: Eduardo Mendoza, Juan Marsé, Arturo Pérez-Reverte, Enrique de Hériz, Jorge Semprún, Javier Marías... É deste que vou agora falar, ou melhor do seu mais recente romance publicado em Portugal - os Enamoramentos.
Esta é a história de María Dolz que diariamente observa um casal que partilha a mesma cafetaria ao pequeno-almoço. Um dia,  este deixa de aparecer e mais tarde María descobre que o homem foi assassinado sendo este crime o ponto de partida para todas as considerações e sentimentos que a narradora nos vai revelando. 
A vida e a morte, a memória, a dúvida, a dor e a sua suplantação são alguns dos temas centrais deste excelente romance . Duas referências literárias cruciais neste livro: Os três Mosqueteiros de Alexandre Dumas e O Coronel Chabert de Honoré de Balzac, que nos servem de guia nas ideias e sentimentos que aqui são tão bem explorados.
Sem dúvida um grande livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário