quarta-feira, 6 de julho de 2011

Forno Solar

Após ter novamente assistido ao fabrico e desempenho de um forno solar feito pelo meu amigo Scott, e seguindo algumas indicações dele, decidi construir o meu próprio forno solar. É extremamente simples e barato e com tanto sol que por cá temos, é de aproveitar esta fonte de energia que, para além de grátis, é não poluente.


O teste foi feito a estrelar um ovo, o que correu bem. A minha única dificuldade está em que o forno é mais eficaz se cozinharmos num utensílio de cor escura.Ora eu em casa só tenho tachos em inox que não absorvem os raios solares...Nada mais simples: vamos comprar um tacho preto! Pois...As dificuldades começaram mesmo aqui. Há muitos tachos pretos à venda mas com tampas de vidro, já percorri quase todas as lojas cá do burgo e ainda não encontrei o tacho preto que procuro. O que é feito daqueles tachos como as nossas avós tinham?
Queria começar a usá-lo enquanto é verão, mas estou a ter muitas dificuldades...É que o sol também tem andado arredio.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa!!!
    Estamos a disposição para ajudar com cozimento solar!
    Abraço
    Nicolau http://plenosol.wordpress.com

    ResponderExcluir