terça-feira, 9 de agosto de 2011

Morcegos

Há alguns animais que fazem parte do nosso imaginário e em torno dos quais são mais os mitos do que aquilo que realmente sabemos. Os morcegos estão incluídos nesse grupo. 
Domingo o meu final de tarde foi preenchido por um fantástico passeio pelo vale dos Poios, perto da Redinha, onde pudemos admirar o agreste mas belíssimo canhão dos Poios.




O objectivo final era descobrir uma região onde abundam vários tipos de morcegos e ao entardecer poder vê-los e ouvi-los. Se, com frequência,  nos pequenos passeios que faço à noite consigo vê-los a voar, em geral à volta dos candeeiros de iluminação pública, nunca tinha tido a oportunidade de ouvir os sons que emitem durante as suas sessões de caça. Através de um pequeno aparelho que transpõe as emissões sonoras que os morcegos emitem para frequências que são audíveis para os humanos,  pudemos perceber como a irregularidade do seu voo está directamente relacionada com a sua busca de alimento e como as emissões sonoras vão mudando nas várias fases da procura dos insectos.


O grupo era interessado e convivial e a organização, repartida pelas Terras de Sicó, Desafio das Letras e Câmara Municipal de Pombal foi excelente. Para além da paisagem única e da oferta de um kit de jardinagem (composto por sementes de alecrim, um vaso e um frasco de mel de alecrim), tivemos ainda a simpática oferta de um bufete de degustação de produtos regionais no final do passeio. Foi uma experiência super agradável e que encerra as minhas férias da melhor forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário