sábado, 20 de agosto de 2011

Leituras

Não tenho qualquer dúvida de que a vida me seria extremamente difícil de suportar sem o conforto dos livros. O tempo de leitura é uma viagem ao mundo dos sonhos, da imaginação e também ao meu interior e às questões que mexem comigo. 
Nos dois últimos dias li um livro que me interpelou nessa essência que por vezes está muito escondida. Mente sã, corpo são é uma divisa que, com avanços e recuos tento levar avante. Nem sempre é fácil e o facto vivermos numa sociedade consumista e cujos objectivos são quase sempre materiais também não ajuda. Tento ir, progressivamente, mudando as coisas que considero importantes e que apesar de tudo não são impossíveis de alterar: fazer uma jardinagem biológica, reciclar, compostar, não usar produtos químicos ou usá-los o mínimo possível, racionalizar os consumos sejam de água, de energia, de combustíveis fósseis, etc.


E com a alimentação? Primeiro há que dizer que não sou radical, tento não o ser em qualquer área. 
Tornar-me vegetariana é algo que nunca fez parte dos meus planos, no entanto esta leitura de Mente sã, Corpo são de Francisco Varatojo alertou-me para a real importância que têm os alimentos que ingerimos. E isto não só para o nosso bem estar mas também para o equilíbrio do mundo que nos rodeia. Sou uma pessoa pragmática e muito céptica no que diz respeito a leituras de auto ajuda do género "o nosso pensamento é um factor de atracção". Francisco Varatojo tem aqui um livro bem construído e esclarecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário