domingo, 2 de outubro de 2011

Fogo

O tema de hoje só podia ser este. Não é, infelizmente, nada de novo mas o contacto directo com um incêndio só pode ser sempre motivo de muita raiva, incompreensão e também desânimo. Só quem nunca plantou e viu crescer uma árvore não sente dor ao ver a velocidade a que é destruída e sentir a impotência perante este fenómeno que não nos permite qualquer aproximação para combater as chamas, tal é a temperatura que se faz sentir.
A tarde de ontem foi assim. A manhã de hoje é de dor: olhar à volta e ver tudo preto, fumegante, o trabalho de vidas destruído, enfim...teremos de recomeçar. 
Quase milagrosamente o meu quintal escapou, mas à volta é desolador. O quintal de alguns vizinhos ardeu: as reservas de lenha para o inverno que se aproxima, as árvores plantadas e tratadas com tanto carinho, as hortas...

Há uns dias...
Esta manhã
 
Não é falta de limpeza nas matas,  é pura ganância de alguns. Tivemos um verão muito ventoso e nunca houve um incêndio. Ontem, após vários dias de temperaturas altas e sem vento o dia começou a ventar e à tarde foi o que se viu...mão humana? Sem dúvida e não foi descuido nenhum, não foi uma queimada que descambou. 
Deixo algumas fotos tiradas esta manhã.





2 comentários:

  1. Era queimar todos os incendiários num dos seus incêndios, para eles sentirem a dor q causam aos outros e deixá-los arder aos poucos.
    Nem quero imaginar quando voltar a casa. Está tudo controlado agora?
    Fabíola

    ResponderExcluir
  2. Consta que foi um apanhado no pinhal..se é verdade não sei. Esperamos que esteja controlado mesmo.

    ResponderExcluir