sábado, 29 de outubro de 2011

Tremoços


Não sei se gostam ou não de tremoços. Eu aprecio bastante uma cerveja fresca acompanhada dos ditos,  e os diferentes temperos que lhes podemos colocar tornam a sua degustação bastante diversificada.


 Mas não é por isso que este outono vou semear tremoços na minha horta. As razões são várias:

1º questões ambientais-o tremoço é famoso por ser um excelente fixador de azoto no solo. Sendo que a minha terra é arenosa e muito pobre, esta é uma tentativa de,  a par com o composto, a enriquecer um pouco preservando o ambiente.
2ª questões de tempo-no inverno as manhãs são frias e húmidas e como tal não dá para fazer nada na horta antes da saída para o trabalho. À noite quando regresso a casa é noite cerrada e também já não dá. Desta forma vou conseguir ter uma cultura, que ainda por cima é bonita, na minha horta.
3º questões de manutenção-a minha horta é muito pequena mas quando se trata de fazer a manutenção-arrancar ervas daninhas em especial, o trabalho parece infindável. Desta forma espero  no final do inverno e quando chegar a altura dos tremoços darem lugar a outras culturas,  não ter horas de corte e arranque de ervas para fazer.



É claro que os tremoços também vão ser um prazer, só tenho de aprender a melhor forma de os arranjar pois o processo é bastante longo e trabalhoso. Vou pedir conselho a quem sabe, como a minha mãe, por exemplo.
No próximo verão vou poder ver o por do sol na minha espreguiçadeira enquanto saboreio os meus tremoços e rego com uma mini...Já vos apetece?

2 comentários:

  1. A mim apetece-me, pois! Sol, tremocos e cerveja sao uma combinacao da qual ja tenho saudades :) no proximo verao espero poder provar esses tremocos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, se a experiência correr bem estás convidada.

    ResponderExcluir